PESSOAL
Textos produzidos espontaneamente a partir de acontecimentos, sentimentos e temas que me cercam e me instigam.


DE A A Z, QUANTAS MORTES AINDA ME RESTAM?
A minha mente à milhão, as palavras atropelam-se na cabeça. Não consigo puxá-las para perto, cada uma corre em uma direção. Quando tento me aproximar de uma, aparentemente mais afável e gentil, ela logo escapa, aos risinhos, como um passarinho quando alguém chega perto demais. Eu preciso delas, mas elas se afastam e chego a me perguntar se algum dia as tratei com deselegância. Teria eu as desrespeitado ao longo do nosso relacionamento?



INTERNET: O ESPELHO DE NARCISO
Estamos na era da informação. Notícias correm o mundo em segundos, pesquisas são lançadas semanalmente e os noticiários tem que estar cada vez mais atualizados. A internet possibilitou uma revolução na forma de obter conhecimento: mais rápida, prática e eficaz. Contudo, a impressão que se tem é de que as pessoas estão cada vez mais incapazes de refletir.

311C-10: BOM RETIRO
Observo as pessoas no ponto de ônibus. Uma senhora, de meia idade, segura sua bolsa junto ao corpo. O olhar longe, parado no movimento dos carros, pensativo. As rugas incriminam sua idade, e imagino que ela já tenha filhos e talvez netos com os quais se preocupar. Sua mente talvez esteja horas mais tarde dali...

CRISE DA EDUCAÇÃO: A LIÇÃO DE CASA DOS GOVERNOS MUNDIAIS
A falta de acesso à educação de qualidade tem impacto direto na formação crítica e profissional dos indivíduos. Sem desenvolver habilidades de reflexão, as crianças crescem alheias ao conhecimento de seus direitos básicos e tornam-se adultos apolíticos, sem participação nas discussões do país. Sendo assim, não participam do processo democrático e não se veem nele representados.

CLARICE SABIA DESDE O PRINCÍPIO
Machado de Assis não é o mesmo para todos os seus leitores, tampouco Guimarães Rosa. Álvares de Azevedo não tem apenas uma face, muito menos Carlos Drummond de Andrade. Nem a grande musa inspiradora das recentes escritoras brasileira, Clarice Lispector, apresentava-se da mesma forma para quem entrava em contato com as suas obras.


OS PERIGOS DAS FAKE NEWS NA ERA DA INFORMAÇÃO
Nos dias atuais, tornou-se muito difícil para as pessoas diferenciaram as verdades das fake news disseminadas na rede. Essas notícias falsas baseiam-se em calúnias para se espalhar pelas redes sociais e arrecadar acessos e visualizações aos sites desta indústria incipiente. Tal prática, no entanto, interfere na credibilidade de jornais profissionais e na vida de todos os cidadãos, além de ser configurado como crime.


PODE ENTRAR, HOJE É DIA DE FESTA!
Meu aniversário foi sexta-feira. Estou fazendo 18 anos. Não sei exatamente o que isso significa, mas as pessoas acham que é importante. Um ano a mais na minha vida? Um ano a menos para a minha morte? Um novo ciclo batendo à porta? Ei, mas pera aí, a porta não está trancada. Pode entrar.

UMA CARTA PARA LER DAQUI A DEZ ANOS
Que responsabilidade, não? Me sinto totalmente preparada para enfrentar essa missão. Quero me tornar uma comunicadora de respeito, cuja mensagem seja ouvida e entendida por todas as pessoas. Quero poder fazer uso da minha língua para escrever sobre tudo que nos rodeia e nos afeta, direta ou indiretamente.